quarta-feira, 14 de maio de 2014

Viajar é preciso...


Muralhas de Lucca  (Itália - outubro de 2010)
De verdade, pode parecer papo de viajante, mas não há coisa melhor no mundo do que viajar. Viajar nos proporciona conhecer novas paisagens, novas culturas, pessoas, costumes etc. A simples decisão de ir já tem em si uma simbologia importante, ao meu ver. O sair da rotina já é um movimento interessante. Como muitos já disseram por aí, viajar nos faz mais ricos. Sim, desde que comecei a me aventurar por tantos lugares especiais e diferentes, é incrível a quantidade de informação que vamos acumulando e o quanto essas histórias, experiências, lembranças etc vão nos modificando, abrindo nossas mentes, nos fazendo mais sensíveis à diversidade, ao respeito ao ser humano e suas diferentes formas e expressões culturais. Desde algum tempo, a sensação que tenho é que vivo pra viajar. Que a vida passou a ter mais sentido com a perspectiva de poder ir mais uma vez. O intervalo entre uma viagem e outra só é possível pela certeza de uma nova aventura.
Porém, de forma meio paradoxal, o ir dá um sentido ainda mais especial ao voltar. O melhor de ir é poder voltar. Voltar ao seu país, a sua cidade, a sua casa, a sua família, aos seus amigos. Ou seja, voltar à rotina. Este exercício de ir e voltar tem trazido pra mim o equilíbrio tão importante para dias mais felizes.
E como o viajar vai muito além do preparar as malas e partir, já que a viagem se amplia a medida que incluímos nela toda a fase de planejamento, as fotos, as reuniões com os amigos no retorno para mostras as fotos, contar os detalhes, as experiências, os fatos marcantes, emocionantes, engraçados, etc, decidir organizar nesse espaço as aventuradas já vividas, compartilhando todas as etapas do processo: o planejamento dos roteiros, escolha e reserva de hotéis, compra de passagens, tíquetes, etc, a realização dos planos, as frustrações e surpresas, as fotos, as histórias e desenrolar do que uma viagem pode nos proporcionar.
Espero assim poder contribuir com informações úteis, dicas de experiências já vividas e assim retribuir às pessoas o tanto que também me alimento das experiências e relatos de outros viajantes antes de eu mesmo experimentar as minhas aventuras.
Então, se alguém perguntar por mim, diz que viajei por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário